CONDADO PORTUENSE I

Uma comédia do carago

Porto, 1982

Rufino Cristal é um vidente, um sábio, um charlatão? Nem ele sabe…

O sonho da vida de Rufino é criação de um Condado Portuense, englobando todas as cidades que compõem o distrito do Porto e desanexar-se dos mouros e restantes portugueses!

Rufino é um projecionista reformado do cinema “Aguia D´Ouro”, que devido a vários surtos psicóticos, dividiu a sua vida entre projecção de filmes e internamentos no Hospital Psiquiátrico de Conde Ferreira.

Um homem que aproveitava várias cenas de ficção para as relatar como puras verdades e assim encantar quem ouvia, tal era a sua imaginação. Certo é que, a brincar ou não, muitas pessoas acreditavam nas suas capacidades de vidência pois previa acontecimentos que realmente se foram concretizando… em tom de brincadeira, ou não, diziam que o Rufino tinha dois testículos de cristal, e daí a sua capacidade nas previsões futuras. Passa os dias na Taberna “O Majestoso”, versão rasca do “Majestic”, a escrever a Constituição do Condado Portuense, na sua Olivetti com folha de papel químico entre duas A4, não vá o original perder-se…

long-films/condado_portuense_1.jpg